Avançar para o conteúdo principal

Os Santos e os Pescadores



Escrevi este texto há algum tempo...

A Deus o Paraíso, ao Diabo o Inferno, já o Purgatório é pertença de Anjos e Santos.
O Paraíso fica no alto, o Inferno nas profundezas e o Purgatório no extremo ocidental da Europa.
Os “Purgatorieses” não têm a consciência de habitar um espaço de expiação, por isso e também pela vaga sensação de culpa, que por vezes os assalta, são cordatos e cooperantes, como convém.
E como é governado o Purgatório?
De forma simples e eficaz.
Em primeiro lugar, há que inculcar aos “Purgatorieses”, que são eles os senhores do seu próprio destino; organizam-se eleições para um parlamento, de onde emerge um governo, que é expressão dos resultados dessas mesmas eleições. Só que o líder desse governo, tendo aparentemente resultado da vontade expressa dos “Purgaturieses”, não passa de mera encenação.
Quem determina a liderança são os Anjos e os Santos.
De que forma?
Existem duas congregações, a AIP (Anjos Influentes no Purgatório) e a CCP (Congregação que Comanda os Santos do Purgatório).
Dessas congregações fazem parte nomes sonantes, quer dos santos, como Santo Américo, padroeiro dos corticeiros, ou S. Belmiro Modelar, quer dos Anjos, como o anjo Francisco (o anjo Balsâmico) por exemplo.
Ambas integram uma comissão paritária o CE, (Conselho Empresarial) liderada alternadamente pelo Santo ou Anjo mais velhos. Alameda Santo (o seu nome indica o caminho para todos os santos) e Anjo Correia, (o seu nome significa o perpétuo movimento dos anjos num sentido comum) são actualmente os líderes em funções.
É o CE que designa quem será o seu testa de ferro na chefia do governo; actualmente, é um pecador da confiança de Alameda Santo que ocupa o cargo, José o protector das causas ocultas.
É bom que se diga que até determinada altura exerceu o seu mandato na perfeição; assegurou e expandiu os interesses dos Santos e dos Anjos, mas, cometeu um erro capital; na sua soberba, deixou que fosse descoberta a teia de mentiras que sustenta o cargo, por isso falhou.
Cabe-lhe agora preparar o caminho para o seu sucessor, designado por Anjo Correia; Pedro, o anjo dos passos de coelho.
Parece que nesta última missão José se está a sair muito bem, a eleição de Pedro como novo líder do Purgatório está a correr de feição.
Como vêem há muitos casos em que é a ficção que ultrapassa a realidade.
Todos nós sabemos que quer os Anjos quer os Santos são devotos do bem comum e que a sua meta é tão só a salvação dos pecadores.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco