Avançar para o conteúdo principal

Naufrágio



Diz o PM que o programa eleitoral do PSD continha tudo o que foi acordado com a Troika e mais umas quantas medidas avulsas. Não terá sido assim; o programa foi copiado do memorando e viu depois uns tantos acrescentos, apenas para que se pudesse distinguir dos programas do PS e do CDS, que por sua vez também eram o acordo quase ipsis verbis, apenas com uns retoques para lhes conferir uma originalidade que não possuíam.
Durante a campanha foi dito e jurado que não existiria outra alternativa para Portugal, que se não existisse o acordo e os subsequentes fundos de resgate, o país sucumbiria a uma inevitável bancarrota e que isso, só por si, justificava plenamente a abdicação de grande parcela da nossa soberania e a austeridade cega que o pacto implicaria.
A quem não concordou e alertou para o futuro sombrio, foi colado um rótulo de irresponsabilidade, um labéu de traição.
Assumiu-se que uma renegociação da dívida seria a total perda de credibilidade internacional e que mais do que isso, os fundos de resgate e as reformas a aplicar seriam mais do que suficientes para nos tirar do atoleiro. Já na altura se sabia que não era assim, que o único objectivo do resgate era o pagamento da dívida, independentemente das consequências para os portugueses.
Falou-se então da imagem de coesão nacional, da determinação colectiva de superar a crise pela via da austeridade, a única que convinha aos credores.
Sabiam bem os defensores de tal política que a renegociação seria inevitável, e que a nossa posição, chegada a altura de o fazer, estaria muito mais fragilizada do que à época.
Num passe de chico-espertice quiseram fazer-nos crer que os credores não sabiam disso, que estavam de boa fé e que se nós falássemos mais alto do que a surdina dos submissos eles se zangariam e não nos emprestariam o dinheiro. Era vital passar uma imagem de confiança, mas não foi de confiança a imagem que passamos, foi antes de submissão cega aos desígnios que nos foram impostos.
Mais de meio anos se passou, a austeridade sucedeu à austeridade, e estamos incomparavelmente pior hoje do que estávamos aquando das eleições. Muitas vozes insuspeitas se levantaram entretanto para repudiar este atentado à economia europeia. Enquanto isso os credores vêem os proventos crescer e vão impondo a seu bel prazer a indigência às economias mais frágeis; e o que faz o governo? Continua com o mesmo discurso! Não podemos exigir a renegociação da dívida porque isso é mau para a nossa imagem, claro que vamos ter de a renegociar, mas até lá fingimos que os credores são estúpidos, que o povo é desatento e vamos insistindo até que o país fique submerso na miséria, até que esteja de tal forma na penúria que a renegociação se transformará inevitavelmente num pontapé nos fundilhos e na saída do euro para ficarmos entregues à nossa sorte, tal como a Grécia.
É claro que existem os comentadores do costume que dizem fazer o governo muito bem, porque embora todos saibam que esta dívida é impagável, o governo tem de fingir que não sabe, tem de aceitar que os credores finjam que não sabem, tem de impor ao povo que sofra com isso, só porque sim, porque a sua cartilha assim o exige.
Entretanto ouvi dizer que há para aí um Presidente da República, que é o pior de todos os Presidentes da 1ª e 2ª Repúblicas, a encolher os ombros e assobiar para o ar, mas que  vai dizendo umas larachas que os seus assessores desdizem.
Esta merda vai mesmo ao fundo! Ai vai vai.
(imagem daqui)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco