Avançar para o conteúdo principal

O Burro do Inglês



Quem ilustrou foi Passos Coelho o insigne primeiro-ministro desta ficção que alguns insistem em apelidar de governo.
Confesso que houve uma altura em que cheguei a pensar que eles, (o governo) eram mal intencionados, que tinham como objectivo último dar cabo do país, integrar-nos numa pã-germania em que cumpríssemos o papel de contentor, consumindo os restos do lixo neo-liberal… assim a modos que o extremo esfarrapado de uma bandeira. Mas não! Eles (o governo) são mesmo burros!
É trágico mas é verdade. Convém, para que sigam melhor o meu raciocínio, lembrar-vos que estes cavalheiros se formaram no consulado de Cavaco, o tal do betão e do bom aluno, o homem do sucesso medido pelos bens materiais.
Para eles, sensibilidade social, política, ou qualquer outra, a bem dizer, são entraves ao grande desígnio da liberdade dos mercados, da auto-regulação, não lhes importam as desigualdades sociais, pois elas dissolvem-se com o desaparecimento dos mais fracos. São uns colonizados que aspiram a feitorias e a mando quando o patrão está ausente, são de facto e em suma umas bestas.
Quando o sr. afirma que é necessário trabalhar, está a dizer aos pescadores para pescarem, aos agricultores para cultivarem, aos pequenos e médios empresários para produzirem, só que já não há pesca, nem agricultura, nem tão pouco pequenas e médias empresas, o que há é um imenso e estéril vazio, uma cópia fiel das suas cabeças, (do governo) porque o pouco que havia destruíram e destruíram a esperança também, porque puseram fim ao Serviço Nacional de Saúde, porque transformaram as escolas em espaços onde os alunos desmaiam de fome, porque abdicaram de um país soberano para se contentarem com um quintal.
Fazem-me lembrar com a sua insanidade, com a sua insistência autofágica, a histórias do burro do inglês, que de privação em privação acabou por morrer, enquanto o dono se lamentava de tão triste desfecho logo quando a coisa começava a resultar e o animal se ia habituando ao seu estado de carência.
Com uma dívida pública de 110%, a maior taxa de desigualdade social, mais de 13% de desemprego, os juros da dívida a dispararem, os investidores estrangeiros a fazerem as malas, estamos mesmo como o burro do inglês…
Quando a cabeça não tem juízo…
 (imagem montada por David Varanda)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco