Avançar para o conteúdo principal

A petição


A petição

Corre uma petição (subscrever aqui) que apela à manutenção do Museu do Artesanato.
Ao que sei perspectiva-se a reutilização do espaço em que este museu funciona para aí ser instalado um Museu do Design que albergue uma mostra privada, a “Colecção Paulo Parra”.
Sou totalmente a favor da criação de um espaço deste tipo, ou de qualquer outro, que hospede com dignidade o espólio privado, que pelos vistos abunda nesta cidade e ao que julgo saber se encontra à disposição de todos nós.
Assim existam condições, para que se cumpra este desiderato.
O que não entendo e como eu muitos, é que em vez de recuperar ou reaproveitar inúmeros locais abandonados ou subaproveitados, se mande às urtigas o Museu do Artesanato ou qualquer outro, para, num acto administrativo, não lhe dou outro nome por decoro, dar guarida a uma colecção privada; nem que essa colecção fosse a das jóias da rainha de Sabá.
Quando se fala num cidade de excelência, aberta à modernidade, empenhada em recuperar o prestígio que já teve e que pouco a pouco se vai perdendo, eis que se fecha um Museu, não para o recolocar em sitio de maior dignidade, não para recuperar uma colecção degradada ou em risco, mas para aí instalar uma mostra privada, por muito valor que esta tenha.
Duas questões entre muitas outras aqui se colocam.
Qual é a visão da CME em relação à cultura? Qual a sua política cultural?
Se é afirmado que o Museu do Design é uma mais-valia, um pólo de atracção e se acaba com o Museu do Artesanato, será porque para a edilidade este museu não é uma mais-valia? Será que para a edilidade este museu não interessa?
Se interessa, porque acabam com ele?
Pelos vistos existem outros espaços que podem ter utilização cultural e que já foram referidos inúmeras vezes por mais de uma pessoa.
A outra questão, não menos importante, prende-se com a transparência democrática.
Como é possível que decisões deste tipo, não sejam precedidas de debate, não sejam alvo de esclarecimento?
Até parece que esta Câmara não gere a coisa pública para os Eborenses, mas apesar deles…
Seria importante que este abaixo-assinado fosse um sucesso de adesão, para que a Câmara prestasse esclarecimentos, para que os cidadãos apresentassem alternativas, para que a democracia funcionasse.
Será pedir muito?
Ou será exigir que se cumpra um direito que é nosso?
Até para a semana. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco