Avançar para o conteúdo principal

Manifestação-crónica Diana fm.

(foto de Luis Mariano Guimarães)

No sábado passado mais de trezentas mil pessoas, manifestaram a sua revolta contra as medidas que este governo tem vindo a aplicar sob o pretexto de combater a crise.
Um mar de gente a descer a Avenida da Liberdade, horas a fio, numa das maiores manifestações de protesto de que há memória na história da segunda República.
A imagem que me ocorre para ilustrar a sua dimensão, é a de um anfiteatro com a capacidade de seis estádios da luz, repleto, com o governo no centro e todos os ocupantes, de dedo apontado a gritar em uníssono, que estas medidas não servem, que são contra os interesses da grande maioria dos portugueses, que são tomadas em troco de uma mão cheia de nada, para garantir apenas a manutenção de uma sociedade desigual em que poucos continuam a crescer enquanto a esmagadora maioria vê esvaírem-se as perspectivas de um futuro no mínimo decente, como se fossem grãos de areia a escorrer por entre os dedos.
Dir-se-á que uma manifestação é apenas isso; uma manifestação, com maior ou menor impacto. Porém se enquanto acto isolado não passa de um lembrete, um aviso quase inócuo de que parte da sociedade está insatisfeita com o desenrolar dos acontecimentos. Enquadrada, é muito mais do que isso, pois se matam assim dois coelhos de uma só cajadada: vive-se numa democracia e respeita-se o direito a manifestar de forma organizada o protesto e ao mesmo tempo afirma-se a decisão inabalável de admitindo o direito à indignação, prosseguir o rumo antes traçado.
É-se democrata porque se ouve, é-se determinado porque se persiste no mesmo trilho, apesar das vozes contra.
Só que por vezes, esta receita não funciona, e, neste caso, para além das trezentas mil pessoas que afirmaram presença em Lisboa, muitas outras, dos milhões que ficaram em casa, perceberam que é possível alterar o rumo das coisas, e que a única forma que têm de o fazer é participando, perceberam que há mais democracia para além do voto. Como antes já tinham percebido que se está a viver o maior ataque à nossa soberania desde as invasões francesas, desta vez o exército invasor não tem rosto visível, mas todos sabemos quem são os seus generais e todos sabemos que o português não é a sua língua.
Essa língua é a dos mercados, da especulação, dos números desumanizados, em que homens são dados estatísticos, colocados convenientemente em mapas gráficos, no software da ganância.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco