Avançar para o conteúdo principal

Sudário para um fadista precocemente viúvo

  
         Já é noite e eu deslizo pela cidade como um lobo. Talvez a minha hora tenha chegado, ou talvez não. Mas isso que importa? Que importa a hora despida de todos os momentos?
         Algures, numa rua em repouso, alguém espera por mim no desconforto da incerteza, mas como eu posso chegar se não lhe cheiro o destino. Talvez por isso me limite a percorrer as ruas à espera de um acaso, do anúncio inesperado do momento, da chegada que de inevitável se transforma em porto, e a mim em marinheiro.
         Navego uma cidade adormecida e sou como o gajeiro de um barco a que chamam destino. Mas a minha voz recusa-se a anunciar o que a alma pede. Não quero reencontros, já me despi das memórias, as minhas gavetas comportam apenas recordações, coisas que nunca vivi, coisas que se esgotam no meu presente.
         Cruzo-me com outras pessoas, outros mundos, outras formas de olhar. São formas furtivas essas, que surgem na minha noite e logo desaparecem, antes que chegue a madrugada.
         De uma viela chegam sons, sons tristes de guitarras que se desafiam em gemidos e lágrimas e eu sigo prolongando o meu próprio fado, mas as recordações, essas continuam no carrossel das suas melopeias a marcar os destempos de um percurso que ficou para trás.
         São fantasmas insignificantes que foram projectados pelo tempo a proporções quase insuperáveis e a ferida, regada com sal, nunca cauteriza. É uma prisão de fuga impossível. A nossa própria fronteira.
         Eis-me então navegante desencantado, ou melhor, decantado pelo acolhimento de muitas castas, que poderiam até ser culturas, se nós neste atavismo henriquino não insistíssemos em tornar pequenas as coisas que são apenas suficientes.

Comentários

  1. http://www.youtube.com/watch?v=qKG6izap6v4

    BL

    ResponderEliminar
  2. http://purl.pt/12089/1/res-2750-v_JPG/res-2750-v_JPG_24-C-R0150/res-2750-v_1915-01_0029_15_t24-C-R0150.jpg

    BL

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco