Avançar para o conteúdo principal

A liorna dos mânfios



Interrogo-me até que ponto esta encenação da democracia burguesa, que culmina com o dia de eleições e a respectiva romaria às urnas, é coisa útil nos tempos que correm?
Na embalagem vem sempre o respectivo aviso:
Recomenda-se o voto em propostas, não nas pessoas que as apresentam.
Como se isso fosse provável, ou até mesmo possível.
Num mundo construído sobre o imediato, em que a imagem é factor determinante, recomenda-se que a escolha se fundamente nas propostas apresentadas.
Sugere-se à sociedade a suprema contradição de se negar a si mesma e na hora do escrutínio, abstrair-se da televisão, das novelas, do trabalho aturado das assessorias, para votar em consciência segundo o que rezam os manifestos que ninguém lê, os programas que ninguém conhece, as ideologias que ninguém interpreta.
O candidato tal disse do seu oponente tal e tal, ao que o outro respondeu blá blá blá blá e blá blá.
Dias depois tudo se esquece, as novidades são outras, constroem-se novos efémeros, que surgem em catadupa e nós nem temos tempo de fazer a triagem do que nos cai em cima.
Talvez por isso as pequenas lutas de cidadania assumam cada vez mais importância, são a revolta útil e acessível a todos, a forma de garantir direitos, de assegurar a diferença de cada um no meio da multidão.
Uma das lutas em que me envolvi, é a manutenção do Centro de Artes Tradicionais aqui em Évora.
Pretendem a Câmara Municipal, o Turismo do Alentejo e um senhor de nome Paulo Parra acabar com ele, para instalar em espaço público a colecção de design industrial propriedade deste último.
Têm dinheiro e poder e influencia e utilizaram tudo isso numa orgia de mistificações absurdas, cujo o único fim foi relegar a verdade para um lugar inacessível, como se esta fosse agulha dissimulada em monumental palheiro.
Contaram com a colaboração deste efémero vazio que nos tolhe a razão e com a ausência da exigível transparência democrática e na prepotência dos intelectualmente desonestos que vão usando as migalhitas de poder que os seus donos lhes dispensam, lá foram conseguindo levar a água ao seu moinho.
Só que a água apenas serve se o moinho funcionar e este está muito preso pela incompetência dos seus moleiros.
Como não tinham nada para ocupar o seu precioso tempo, decidiram dar aquela que consideram, os biltres, a estocada final. Olharam em volta para descobrir o inocente mais próximo e partiram para a degola.
Despediram a funcionária do Centro de Artes Tradicionais, licenciada, com mestrado na área e que com o espaço votado ao abandono por aqueles que o querem eliminar, foi vendendo bilhetes, souvenirs, fazendo visitas guiadas, mantendo o espaço digno, enfim um rol de tarefas que não lhe incumbia, nem a formação nem o contrato.
Despediram-na alegando falta de verba, mas entretanto vão fazendo obras para albergar a colecção privada, que vai contar com técnicos de apoio, que têm outra ocupação remunerada, paga por nós, vão contratar vigilantes, já gastaram em agências de comunicação, em conferências de imprensa, em favores e regateios, verbas que desconhecemos.
É claro que têm comida na mesa e carros e gasolina para os carros e mordomias e quejandices que tal.
O que não têm é um pingo de dignidade, nem de consciência social, nem coragem para assumir os seus verdadeiros desígnios.
Não têm mau aspecto cuidam-se bem e andam cheirosos, vão falando mais ou menos e, ao fim do mês cai-lhes o dinheiro na conta.
Assim se vive por cá, por Évora que outrora foi e agora é uma caricatura do que quer que seja.
Termino com uma singela homenagem ao Poeta Aleixo:
“Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que eu pareço”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco