Avançar para o conteúdo principal

Crónica Diana FM


Faltou a água na cidade.
Primeiro foram condutas que cederam ao excessivo caudal, depois foi o alumínio depositado no fundo da albufeira do Monte Novo, que subiu, impulsionado pelo turbilhão que a água chegada à dita albufeira originou e a contaminou tornando-a água imprópria para  consumo e motivando a suspensão do fornecimento, a seguir foi um erro técnico decorrente do excesso de alumínio utilizado para depurar a água da barragem, por fim descobriu-se que afinal o busílis esteve nas lamas decorrentes do tratamento, depositadas nas margens em lugar de serem removidas para local seguro, evitando-se assim a sua escorrência para a albufeira.
Tudo isto foi acontecendo a galope, amplificado pelo desconforto que a falta de água inevitavelmente provoca.
Outros municípios houve que lidaram com o mesmo problema, sem ter de suspender o serviço, sem correr o risco de fornecer água contaminada às populações, bastou-lhes terem um plano de contingência. Quando foram confrontados com a situação, recorreram a outras fontes de abastecimento, controlando a situação sem grandes alardes.
Por cá, a coisa fiou mais fino, porque o plano de contingência foi outro, foi o chamado plano poker, primeiro faz-se bluff, depois acredita-se na sorte e espera-se que o bluff resulte. À medida que as cartas forem saindo aumenta-se o bluff na esperança de ludibriar o parceiro, se o jogo for desfavorável, ou então de colher mais dividendos caso a sorte não abandone.
Foi por isso que vimos o circo mediático chegar à cidade, montar a tenda e difundir o bluff, sem sequer na maior parte das vezes se incomodar em investigar o que de facto se estaria a passar. Ficou geograficamente contida a ópera bufa às fronteiras do Concelho.
Mas a vida não para e as pessoas exigem saber o que se passa; nova versão do bluff para a segunda fase do plano poker. Silêncio total, nem o Dr. José Ernesto, Presidente da Câmara, nem o Dr. Oliveira, responsável pela Protecção Civil, nem tão-pouco a empresa Águas do centro Alentejo, se fazem ouvir, nem uma gota de frontalidade, nem sequer uma partícula de transparência.
Divulgação dos resultados das análises que foram sendo feitas, para que a população saiba qual a qualidade da água fornecida, seria o mínimo exigido num estado democrático, aqui por Évora talvez fosse o rabo do gato escondido na incúria e na incompetência.
Assumpção das responsabilidades, com a pública divulgação de todo o processo, seria pedir de mais.
Felizmente, em democracia os cidadãos tem direito a participar, a inquirir, a serem ouvidos e por isso esta história não vai ficar por aqui.
Mas convenhamos que o novo ano não entrou nada bem, ai isso não.
Até para a semana.    


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco