Avançar para o conteúdo principal

Crónica Diana FM

A água e a torneira

Uma crónica é o relato de algo que passou, quanto muito, a sua análise à luz de uma opinião particular.
Restringe-se assim o campo, e pelos vistos bem, já que de outra forma, se se abordasse o devir, correr-se-ia o risco de transformar em propaganda, o que nasceu para estimular o debate.
Digo isto, porque o meu primeiro ímpeto, foi o de escrever acerca de uma iniciativa do partido em que me enquadro, o BE, que pretende aumentar o subsídio de desemprego para 70% do salário, e reduzir o prazo de garantia para seis meses de descontos ao longo do último ano de desemprego, em vez de quinze meses de trabalho em dois anos (previstos na lei) ou um ano em dois (como será em 2010).
Para se ter uma ideia do imenso alcance da proposta do Governo, basta dizer que dos actuais 300 mil desempregados sem direito a subsídio, apenas dez mil beneficiarão com tão judiciosa medida.
Quanto a isto serão efectuadas acções, que não cumpre aqui divulgar, mas que a seu tempo, sem dúvida, serão conhecidas.
Assim, correndo o risco de ser repetitivo, vou voltar à questão da água, ou da falta dela.
Ainda no dia em que o abastecimento foi suspenso, entendeu o BE, a meu ver bem, pedir a realização de uma Assembleia Municipal de carácter extraordinário, tendo como objectivo a prestação de esclarecimentos acerca da referida suspensão. Quais as suas causas, o que foi feito para as obviar, a quem atribuir responsabilidades, o que será feito para que não se repitam.
Só assim os eleitores, aqueles que sentiram na pele, o malfadado corte no abastecimento, poderão tirar as devidas ilações.
Esse pedido já foi entregue pela deputada do BE na Assembleia Municipal.
Até hoje, já muito se disse e escreveu acerca do sucedido, diversas causas foram apontadas, muitos capotes se limparam no sacudir de culpas, muitas polémicas, algumas completamente excêntricas ao tema, estalaram.
No entanto, as pessoas continuam sem entender, qual a origem, a quem atribuir de facto a responsabilidade pelo sucedido, como é que se irá prevenir a eventualidade de nova ruptura no abastecimento, que planos de contingência estão criados, qual a qualidade da água que consumimos,
qual o peso do segundo maior accionista da Empresa águas do Centro Alentejo na gestão da mesma.
Por isso é importante que estas e outras questões sejam postas a quem de direito,
é importante que sejam colocadas no órgão que representa o povo deste concelho. Só assim se poderá acabar de vez com a polémica.
Antes de terminar uma palavra de solidariedade para com um dos povos mais sofridos do planeta, os Haitianos; não bastavam os corruptos para lhes comer a carne, tinha de vir um brutal tremor de terra para lhes enterrar os ossos.
Até para a semana.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco