Avançar para o conteúdo principal

Intocável

Intocável

O bairro dos párias era um grupo de casas de paredes de adobe que se aglomeravam em duas filas, à sombra da cidade e do acantonamento, mas fora dos seus limites e apartado deles. Ali viviam os varredores de ruas, os correeiros, os mainatos, os barbeiros, os aguadeiros, os segadores e outros párias da sociedade hindu. perto da ruela, corria um riacho, outrora de água cristalina, agora emporcalhado pela sujidade e imundície das latrinas públicas situadas nas imediações, pelos odores dos couros e das peles das carcaças dos animais mortos deixados a secar nas suas margens, pela bosta dos burros, dos carneiros, dos cavalos, das vacas e dos búfalos amontoada para fazer tijolos combustíveis, e pelas emanações acres, penetrantes e sufocantes que produziam.
A ausência de um sistema de esgotos tinha, através das chuvas de várias estações, transformado o quarteirão num pântano que exalava um cheiro extremamente nauseabundo.
E no seu conjunto, os montes de esterco humano e animal que rodeavam a periferia desta pequena colónia, e a fealdade, a sordidez e a miséria que lá havia, tornavam-no num lugar "impróprio" para se viver.

Mulk Raj Anand - Intocável

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...