Avançar para o conteúdo principal

As Muralhas



Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é tolo ou não sabe da arte.
Estou convencido que esta máxima ficaria a matar no frontispício do edifício sede da ONU em Nova Iorque e deveria mesmo constar da capa dos inúmeros dossiês em mãos de tão prestimosa organização.
Só assim se compreende que num mundo de abundância, em que existem limites à produção de géneros alimentícios, em que a evolução do saber, os avanços tecnológicos, a arquitectura de uma sociedade global, progridem a ritmo vertiginoso, apenas uma ínfima parte da população viva acima de um patamar que possa ser considerado de conforto.
Na verdade é a desajustada distribuição da riqueza, com as desigualdades que provoca, que está na base desta crise planetária que se manifesta nas mais distintas formas consoante o contexto, mas que redunda invariavelmente em violência e repressão.
Constroem-se autenticas muralhas em torno de estados e continentes mais ricos para impedir a imigração, lançam-se discursos redondos, circulares, em torno da defesa de pretensos valores civilizacionais, quiçá para aliviar a má consciência dos tempos coloniais, fala-se em democracia, como se ela fosse sinónimo de liberdade, ou como se alguém pudesse alguma vez ser democrata de barriga vazia, lançam-se programas de cooperação e campanhas de solidariedade mais para encher o olho dos incautos, do que para se conseguirem resultados e aparentemente fica tudo bem.
Mas não fica. Na verdade o Haiti continua destruído, a África subsaariana continua a ter milhões de mortes em consequência da sida, por exemplo, os países asiáticos, muito deles democracias segundo os padrões ocidentais, continuam a ter mão de obra infantil escravizada, cidades inteiras que funcionam como autênticos bordéis, para turistas mais ou menos abastados… o que se passa a realidade crua, pura e dura, é que o mundo cresce em desigualdades, em assimetrias, o mundo com esta globalização financeira, transforma-se num quintal de alguns, muito poucos e no inferno dos restantes.
Não é pois de surpreender o recrudescimento de acções terroristas, de fanatismos religiosos, eles são consequência da revolta dos que nada têm e que vêem todos os dias a propaganda das sociedades de abundância, que assistem quotidianamente à exposição de um estilo de vida que não poderão nunca reclamar para si de forma pacífica.
O Ocidente o que faz? Apoia ditadores, porque estes sustêm dentro das suas fronteiras a revolta dos deserdados, apoia-os e negoceia com eles e com eles divide os lucros do saque. Se esses ditadores caem, escolhe outros, coloca-os no lugar conveniente e continua o roubo, impávido, como se nada se tivesse passado.
Só que as muralhas começam a ruir e as sociedades assépticas que o capitalismo inventou, tremem pela raiz e esboroam-se elas próprias numa crise, cuja única solução passa pela eliminação das desigualdades e dos preconceitos que o medo gera, porque se as muralhas impedem que os outros entrem, também evitam que se veja aquilo que acontece do lado de lá.
As muralhas caem sempre com estrondo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco