Avançar para o conteúdo principal

A Cultura Manifesta-se



A cultura manifesta-se esta quarta-feira através dos seus agentes.
Manifesta-se na Praça do Sertório, em frente da Câmara Municipal de Évora, que “in illo tempore” já foi uma cidade de cultura.
Agora pelos vistos, o seu objectivo é ser uma cidade com espectáculos.
Assim a modos que uma cidade Barbie, ou um limão seco, com casca grossa, mas sem nenhum sumo.
Por fora e a uma distancia conveniente até parece que a cidade vive e pulsa; é Cidade Património da Humanidade, tem uma Universidade, com o que isso implica de criação e de actividade, ainda tem turistas vindos de inúmeras procedências em busca do mito.
Mas depois, o que acontece é espuma irrisória, maquilhagem, cenários feitos à medida de um Cecil B. DeMille de trazer por casa.
Porque na verdade, uma aposta na cultura implica riscos, implica acima de tudo diálogo e confronto de ideias e debate, implica transparência e a transparência implica coragem.
No fundo até se entende, não é fácil ter ideias, é complicado não ter propostas e ouvir as propostas de outros sem as entender e ter de decidir acerca da sua bondade e ter de disponibilizar meios para que elas se concretizem.
É mais fácil apostar no histrião de passagem, que chega, debita, recebe e parte, sem vínculos nem compromissos, sem história, sem responsabilidade.
Fecham-se museus, repositórios da cultura popular, do que esteve na base daquilo que hoje somos enquanto cidade, enquanto região, para se abrirem outros utilizando o argumento da rentabilidade, sabendo todos que isso é uma falácia. Organizam-se festivais, trazem-se artistas e candidatos a artistas e séquitos de artistas, gastam-se milhares de euros nesses fogos-fátuos, para depois não se cumprirem os compromissos assumidos com as casas de cultura da cidade; com aqueles que se esforçam e dão a cara e abdicam de muito, para que esta cidade não perca a memória do que já foi, para que esta cidade tenha gente, não marionetas a aplaudir um rei que não vai nu, antes esfarrapado, mendigo, demagogo, que se agarra ao poder e prefere reinar na terra do nunca em vez de ver realizadas as aspirações do seu povo.
Esta manifestação é de todos, não apenas dos agentes culturais, é a manifestação daqueles que como o João sem Medo, não querem ter uma abóbora no lugar da cabeça. De todos os que sabem que sem cultura não se vive, vegeta-se apenas, que sabem que muito mais do que o dinheiro o que conta é a dignidade, porque ela não tem preço.
Ou se tem ou não.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco