Avançar para o conteúdo principal

O principio de Peter nos quadros



" In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence"


Entrar na Universidade, uma qualquer, escolhida a licenciatura, uma qualquer.
Lá chegado integrar uma lista para a Associação de Estudantes, qualquer lista, desde que supra-partidária e em lugar elegível.
Só depois é viável a aproximação às juventudes partidárias e nunca de forma precipitada, ir negociando, fazendo e recebendo favores, só posteriormente feita a relação custos/benefícios… aderir a uma. Há quem opte por arrimar-se à estrutura de um partido tribunício; tem as suas vantagens: mais mobilidade, já que a competição é menos feroz e, as causas adoptadas, por regra, têm maior visibilidade. Poder-se-á depois fazer transferência para um partido do arco do poder.
Sendo o objectivo da licenciatura, a integração no aparelho de um dos partidos do eixo do poder, é também importante que essa integração seja plena antes da conclusão da licenciatura; é preferível perder um ano ou dois, a uma assimilação pouco conseguida pelo aparelho.
Com a licenciatura concluída, é importante fazer o estágio numa autarquia ou então num instituto público. O estágio é o tirocínio para a vida activa.
Durante o período inicial, depois de efectivado o conhecimento do território, ou melhor, da geografia humana, é importante estabelecer laços, integrar uma rede, ganhar visibilidade.
Se essa rede de enlaces for convenientemente tecida, o partido, antes de terminado o estágio, proporá a integração no aparelho como funcionário pago por uma autarquia, onde para além do inerente comissariado político, prestará funções de assessoria.
A partir daqui o nível de exigência é mais baixo, já que a prestação de provas foi concluída com sucesso. Será a altura de aderir a uma das duas agremiações “secretas” à escolha - na Europa   a Maçonaria ou a Opus Dei – e  repetir todo o processo universitário.
Virão os cargos de responsabilidade política, com as inevitáveis participações nos conselhos de administração de diversas empresas, um qualquer lóbi clandestino com a subsequente remuneração, enfim a partir daí será uma questão de competência e competitividade, num mundo que não é assim tão difícil, senão a licenciatura seria tempo perdido…

Comentários

  1. Pouco, muito pouco mudou nos últimos 30 anos; mudou a escolha aleatória do curso; aparte esse, hoje despresível detalhe,revejo neste exemplo do 'princípio de Peter' a carreira de dois dos mais mediáticos políticos nacionais...Há 25 anos,duas cabeças espreitavam por cima do ombro do então 1º Ministro...e lá conseguiram chegar!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco