Avançar para o conteúdo principal

Ninguém sabia de nada


Ninguém sabia de nada!
Quem sabia não falou e, quem falou não podia dizer que sabia, para não comprometer quem sabia e não podia falar.
Entretanto durante anos, animais provenientes do canil municipal, foram utilizados nas aulas práticas de Medicina Veterinária.
Como?
Animais saudáveis eram dados como abatidos, ao abrigo da lei em que o Dr. Flor Ferreira se escuda e enviados para o crematório da Universidade sito na Mitra. Só que durante o trajecto, por artes de feitiçaria os infelizes ressuscitavam e, já que estavam vivos depois de lhes ser declarado o óbito, eram utilizados no apoio às aulas.
Tão simples quanto isto.
Alunas e alunos, professores, clínicos, funcionários, todos ou quase, sabiam. Não podiam adoptar os animais, afinal de contas eles já estavam mortos…
Se os adoptassem revelar-se-ia o verdadeiro convénio, entender-se-ia como as coisas funcionam, como uma mão lava a outra.
Por vezes alguém ia ao canil da Mitra e roubava um “defunto”, inventava-lhe novo nome, registava-o com a cumplicidade de alguém e o pobre do bicho era resgatado à sua triste sina.
Tudo isto sempre foi embrulhado com as costumeiras desculpas: Ao menos aqui são eutanasiados com dignidade (eh eh), não posso fazer nada, nem sequer falar (pois, pois).
Desculpas humanamente aceitáveis como se vê agora, pelo que se está a passar com as duas veterinárias municipais que sempre se bateram pela dignidade dos animais que estão a seu cargo, que por diversas vezes denunciaram em ofícios dirigidos à CME o que se estava a passar.
A carta que foi tornada pública, não foi redigida como carta aberta, foi apesar de tudo tornada pública e ainda bem, digo eu, porque finalmente as pessoas acordaram da sua letargia e começam a reagir. No entanto é bom que as pessoas que sabiam e não tiveram coragem de denunciar, não venham agora armadas em falsos moralistas, acusá-las de falta de ética.
Somos todos responsáveis por este triste quadro de prepotência, de contínuos maus-tratos àqueles que não se podem defender.
Tenho-me batido e continuarei a fazê-lo para que a transparência não seja uma palavra vã, apenas a ocupar espaço numa página do dicionário. É que sem ela a democracia não existe.
A coberto das sombras tudo se pode fazer, tudo se pode moldar. Temos demasiados exemplos disso na nossa história.
Assumamo-nos sem termos de jogar pedra na Geni.  
   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco