Avançar para o conteúdo principal

Cavaco óbvio


Gostaria de ser esclarecido num ponto:
Existe alguma alternativa de esquerda a Cavaco Silva que não passe por Manuel Alegre?
Toda a direita, centro direita e centro esquerda, se preparam para reeleger o actual Presidente.
Se existia alguém nessa área do espectro político que se perfilasse como contra-vapor à candidatura de Cavaco Silva, cedo percebeu que não faria sentido avançar e estrategicamente cedeu o palco.
Na esquerda; uma estratégia comum, não passa de miragem.
Não basta que Mário Soares elogie, não é suficiente que Sócrates faça o jogo do faz de conta, a esquerda questiona Manuel Alegre, parecendo até que entre ele e o actual aparelho do PS as diferenças são nulas, quase inexistentes na melhor das hipóteses.
O discurso comum é o da abstenção na primeira volta, e… se houver segunda, logo se vê.
Espantoso raciocínio! Entrega-se de mão beijada à direita o que eles sempre quiseram:
Uma maioria, um Governo, Um Presidente. Ou existirá alguma dúvida que se Cavaco Silva se apanhar no segundo quinquénio é precisamente isso que vai acontecer?
Passa pela cabeça de alguém que esta reserva implícita do PSD em aprovar o orçamento, mais não é que o estender do tapete vermelho ao candidato presidente?
Passará pela cabeça de alguém que o Orçamento não será aprovado? Não saberemos todos que esta ópera bufa se destina apenas a enaltecer a figura de estadista conciliador, de garante da estabilidade? Que serve apenas para engrandecer o homem que iniciou em Portugal esta ofensiva neo-liberal? Do homem que deu a primeira machadada no estado social?
Quanto a Sócrates… Será possível que alguém vislumbre nele um pingo de boa fé? Não está Sócrates a abrir caminho para uma revisão constitucional que “recentre” a nossa lei fundamental.
Entretanto a esquerda diz de Alegre o que Mafoma não disse do Toucinho; só porque ele é do PS. Não importam as continuadas declarações de princípio, não conta o manifesto eleitoral, aceitam-se as críticas sem cuidar de onde vêm, sem olhar a quem beneficia com elas.
Acham que será possível ganhar as eleições, sustentar uma luta pelos nossos direitos, sem a esquerda do PS?
Não será óbvio que entre Manuel Alegre e Cavaco Silva a esquerda opte pelo primeiro?
Ou querem mais cinco anos de Cavaco?


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Viva a globalização II

WILSON from Arnaud Bouquet on Vimeo . Vou postar todos os dias um video com lágrimas. Um video do absurdo e da estupidez. Um video da insanidade deste mundo que habitamos. Da esquizofrenia global. Da imensa tristeza de habitar tal espaço...

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua melanco