Avançar para o conteúdo principal

Cavaco óbvio


Gostaria de ser esclarecido num ponto:
Existe alguma alternativa de esquerda a Cavaco Silva que não passe por Manuel Alegre?
Toda a direita, centro direita e centro esquerda, se preparam para reeleger o actual Presidente.
Se existia alguém nessa área do espectro político que se perfilasse como contra-vapor à candidatura de Cavaco Silva, cedo percebeu que não faria sentido avançar e estrategicamente cedeu o palco.
Na esquerda; uma estratégia comum, não passa de miragem.
Não basta que Mário Soares elogie, não é suficiente que Sócrates faça o jogo do faz de conta, a esquerda questiona Manuel Alegre, parecendo até que entre ele e o actual aparelho do PS as diferenças são nulas, quase inexistentes na melhor das hipóteses.
O discurso comum é o da abstenção na primeira volta, e… se houver segunda, logo se vê.
Espantoso raciocínio! Entrega-se de mão beijada à direita o que eles sempre quiseram:
Uma maioria, um Governo, Um Presidente. Ou existirá alguma dúvida que se Cavaco Silva se apanhar no segundo quinquénio é precisamente isso que vai acontecer?
Passa pela cabeça de alguém que esta reserva implícita do PSD em aprovar o orçamento, mais não é que o estender do tapete vermelho ao candidato presidente?
Passará pela cabeça de alguém que o Orçamento não será aprovado? Não saberemos todos que esta ópera bufa se destina apenas a enaltecer a figura de estadista conciliador, de garante da estabilidade? Que serve apenas para engrandecer o homem que iniciou em Portugal esta ofensiva neo-liberal? Do homem que deu a primeira machadada no estado social?
Quanto a Sócrates… Será possível que alguém vislumbre nele um pingo de boa fé? Não está Sócrates a abrir caminho para uma revisão constitucional que “recentre” a nossa lei fundamental.
Entretanto a esquerda diz de Alegre o que Mafoma não disse do Toucinho; só porque ele é do PS. Não importam as continuadas declarações de princípio, não conta o manifesto eleitoral, aceitam-se as críticas sem cuidar de onde vêm, sem olhar a quem beneficia com elas.
Acham que será possível ganhar as eleições, sustentar uma luta pelos nossos direitos, sem a esquerda do PS?
Não será óbvio que entre Manuel Alegre e Cavaco Silva a esquerda opte pelo primeiro?
Ou querem mais cinco anos de Cavaco?


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A historia da Girafa sem Pescoço

Era uma vez uma girafa, muito simpática, que morava numa enorme savana, lá bem no coração de África. Mas a nossa amiga girafa, não era completamente feliz. Tinha uma pequena mágoa sempre a roer-lhe a alma. À primeira vista ninguém conseguiria dizer que ela não era uma girafa como as outras, com o seu enorme pescoço e as manchas castanhas a cobrirem-lhe o corpo amarelado. Como as outras girafas, tinha o seu jeito desengonçado de andar e o hábito de mastigar as folhas que ia tirando das árvores. Quem a visse diria sem qualquer dúvida que ela era uma vulgar girafa, a viver a vida de todas as girafas, mas não era bem assim. Lá na savana, ao cair da noite, todos os animais se juntavam e conversavam, contavam histórias e cantavam juntos canções que iam inventando no momento, mas, a nossa amiga limitava-se a ouvi-los, porque da sua garganta não saía nem um ai. Por ter um pescoço tão grande, ela não conseguia emitir qualquer som, mesmo o mais insignificante e  era essa a causa da sua mel...

Os cães no Santuário de Fátima

Continuem a fechar os olhos...  Ju Carvalheiro O ESCANDALO do Santuário de Fátima em relação ao abate de animais é conhecido de muitos, mas ninguêm ainda conseguiu parar esta crueldade . As ordens partem da Reitoria do Santuário, para que todos os cães que aparecem por Fátima, quer sejam adultos ou cachorros, quer tenham donos ou não, são capturados pelos seguranças e colocados na caixa que apresentamos em foto. Esta caixa está mesmo nas traseiras do santuário, no local das oficinas. Ali ficam os cães durante algumas semanas, ao frio e á chuva de Inverno, á chapa do sol, no Verão. Sem direito a comida ou água, num espaço minimo onde a maioria nem se consegue colocar de pé... Existem alguns seguranças que não levam os cães capturados para este local, conseguem levar alguns para casa e adoptam-nos ou arranjam donos entre os seus vizinhos ou cologas de trabalho. Boa gente esta que sofre em ver os animais assim tratados, mas que se sente impotente com a ameaça de perderem os seus...

Abril dos meus encantos

Amanhã 25 de Abril Para muitos é uma data de calendário, um dia que foi e que se celebra por ter sido. Um marco a definir o antes e o depois. Antes a bruma medieval do fascismo do Estado Novo que se tornou velho, depois a Democracia, os cravos, o povo unido, o folclore produzido por aqueles que sendo passageiros do antes, tentaram impor de todas as formas o regresso às trevas da oligarquia que nos dominava. Para mim 25 de Abril será sempre o de 1974, quando eu tinha dezassete anos e encarava o mundo como um campo por lavrar, um imenso campo onde todo povo coubesse, uma lavra que por ser de todos não seria nunca de ninguém. Tinha então dezassete anos... Fui para o Carmo e andei pelas ruas e cantei e bailei e festejei antecipadamente o meu direito a errar, porque errar significa optar e optar é poder corrigir o erro. Desses tempos um ensinamento me ficou, uma mensagem de Abril, talvez a mais importante. Não há que ter medo! o medo é o pior inimigo do sonho, o medo tolhe, o medo s...